História
Lions Clube Goiânia-Marista
O Lions Clube Goiânia-Marista foi fundado em 30 de Outubro de 1992, em uma Assembléia Festiva realizada na Churrascaria Chopin, na Rua 87, Setor Sul, em Goiânia. O Lions Clube organizador foi o Lions Clube Goiânia-Sul. Os Leões orientadores e padrinhos deste clube foram os Ex-Governadores do Distrito LB2 Joaquim Sobrosa, Olinto de Paula Leite(ambos in memoriam) e o CL José Naves. Era o ano em que a Associação Internacional comemorava seu 75o. Aniversário.
Em 2017, completou seu Jubileu de Prata, no mesmo ano do Centenário da Associação. O Clube foi sede do Gabinete Distrital (Clube dos Governadores do Exercício), no Ano 1998/99; e no Ano 2021/22. Em 2022, completa 30 anos.
Neste período o Clube já empreendeu mais de uma centena de campanhas, projetos e ações comunitárias, em diferentes frentes de atuação.
E também, vem contribuindo ativamente com a liderança leonística do Distrito Múltiplo LB e Distrito LB-2, tendo seus associados servido em diferentes cargos no Gabinete e Conselho Distritais, e trabalhado na organização de eventos Inter-Clubes, Reuniões de Conselho, Comitê Assessor, Convenções, e projetos leonísticos como Programa de LEO Clubes, Concurso Cartaz da Paz, Revista The Lion, Fundação Banco de Olhos, dentre outros.
O Lions Marista também vem recebido diversas distinções e premiações nos eventos leonísticos, em diferentes níveis, ao longo dos anos, por sua atuação.
Lions Clube Internacional
Em 1917, Melvin Jones, um empresário de Chicago de 38 anos, disse aos membros da associação local de empresários que era necessário ir além das questões empresariais e trabalhar pela melhoria das comunidades em que eles viviam e do mundo. O grupo de Jones, o Business Circle of Chicago, concordou com ele.
Após contato com grupos semelhantes nos Estados Unidos, foi realizada uma reunião organizacional em 7 de junho de 1917 em Chicago, Illinois, EUA. O novo grupo adotou o nome de um dos grupos convidados, a "Associação de Lions Clubes", e uma convenção nacional foi realizada em Dallas, Texas (EUA), em outubro do mesmo ano. Um estatuto, regulamentos, objetivos e um código de ética foram aprovados. Em três anos, o Lions tornou-se uma organização internacional. Desde então, já nos tornamos referência pela nossa integridade e transparência. Somos uma organização bem administrada, com uma visão sólida, uma missão bem definida e uma longa história de muito orgulho.
Início em 1917
Melvin Jones fez uma pergunta simples, que foi capaz de mudar o mundo: e se as pessoas usassem suas habilidades no trabalho pela melhoria da comunidade em que vivem? Quase 100 anos depois, o Lions Clubs International é a maior organização de clubes de serviço do mundo, com 1,35 milhão de associados em mais de 46.000 clubes e inúmeras histórias de Leões agindo pelo mesmo ideal: vamos melhorar nossas comunidades.
1920: Internacionalização
Apenas três anos depois de ser fundado, o Lions tornou-se internacional com a fundação do primeiro clube no Canadá. Depois foi a vez do México, em 1927. Nas décadas de 50 e 60 a expansão internacional intensificou-se com clubes novos na Europa, Ásia e África.
1925: Erradicação da cegueira
Helen Keller discursou na Convenção do Lions Clubs International em Cedar Point, no estado de Ohio, EUA, e desafiou os Leões a se tornarem "paladinos dos cegos na cruzada contra a escuridão". Desde então, temos trabalhado incansavelmente para ajudar os cegos e deficientes visuais.
1945: Nações Unidas
O ideal de uma organização internacional é exemplificado pela nossa relação duradoura com as Nações Unidas. Fomos umas das primeiras organizações não-governamentais a serem convidadas para colaborar na elaboração da Carta Constitutiva da ONU, e desde então sempre apoiamos o seu trabalho.
1957: Organização de programas juvenis
No final da década de 1950, criamos o Programa Leo para oferecer aos jovens do mundo todo uma oportunidade de desenvolvimento pessoal através do voluntariado. Há cerca de 144 mil Leos e 5.700 Leo clubes em mais de 140 países em todo o mundo.
1968: A nossa Fundação
A Lions Clubs International Foundation auxilia os Leões em projetos humanitários globais ou locais de grande proporções. Através da Fundação, os Leões atendem às necessidades da comunidade em que vivem e também de outras comunidades pelo mundo.
1990: Lançamento do SightFirst
Por meio do SightFirst, o Lions está restituindo a visão e prevenindo a cegueira em escala mundial. Lançado em 1990, os Leões já arrecadaram mais de US$ 346 milhões para esta iniciativa. O SightFirst combate as principais causas da cegueira: catarata, tracoma, oncocercose , cegueira infantil, retinopatia diabética eglaucoma.
Hoje: Extensão do nosso alcance
O Lions Clubs International amplia sua missão de serviço a cada dia – nas comunidades locais e em todos os cantos do mundo. As necessidades são imensas e os nossos serviços variados, abrangendo desde a visão, saúde, juventude, idosos até o meio ambiente e auxílio humanitário para vítimas de catástrofes. Nossa rede internacional cresceu e já abrange mais de 200 países e regiões geográficas.
Missão, Visão e Objetivos
• Coordenar as atividades e padronizar a administração dos Lions Clubes;
• Criar e fomentar um espírito de compreensão entre os povos da Terra;
• Promover os princípios do bom governo e da cidadania;
• Interessar-se ativamente pelo bem estar cívico, cultural, social e moral da comunidade;
• Unir os Clubes com laços de amizade, bom companheirismo, e compreensão recíproca;
• Promover um forum para a livre discussão dos interesses públicos, excetuando-se os de ordem política e religiosa, os quais não devem ser discutidos pelos associados do Clube;
• Encorajar homens de mentalidade de serviço a servir suas comunidades sem recompensa financeira pessoal, estimular a eficiência, e promover elevado padrão ético no comércio, indústria, profissões, serviços públicos e empreendimentos privados.